domingo, 5 de junho de 2011

Deus existe?


SERÁ QUE DEUS EXISTE?





A internet não serve só para o humorismo.

Este é um assunto filosófico sério. Leia até o fim.
Eu costumo receber muitas mensagens e entre elas sempre vêm muitas religiosas, tratando de Deus. Acho que, se todos têm o direito de divulgar sua crença e seus argumentos, eu também tenho.
Leio as mensagens, aceito o que considero racional e rejeito o que julgo ilógico, mas nem pensar em ficar aborrecido com alguém apenas porque tem opinião diferente da minha. Pelo contrário, não me considero dono da verdade e eu adoraria receber mensagens contestando alguns argumentos, trazendo outros e mostrando a realidade sob outra perspectiva. Posso estar completamente errado sobre o assunto e mudar radicalmente minha opinião.
Respeito a crença de cada um e espero receber o mesmo tratamento.
Estou transcrevendo a seguir uma dessas mensagens recebidas por mim e a seguir o meu pensamento a respeito dela. Seja paciente.
--------------------------------------------------------------------------------------
Um homem foi a uma barbearia cortar o seu cabelo e iniciou um diálogo com a pessoa que o atendeu.
Rapidamente começaram a falar sobre tema de Deus.
O barbeiro diz:
Eu não acredito que Deus exista, como você disse.
Porque diz você isso? Pergunta o cliente...
É muito fácil, ao sair para a rua nos apercebemos de que Deus não existe.
O... diga-me, por acaso se Deus existisse, haveria tantos doentes? Haveria
meninos abandonados?
Se Deus existisse, não haveria sofrimento nem tanta dor para a humanidade.
Não posso pensar que exista um Deus que permita todas estas coisas.
O cliente calou-se pensando, e não quis responder para evitar uma discussão.
Ao terminar o corte de cabelo, o cliente saiu do estabelecimento e viu um homem com a barba e o cabelo comprido.
Entrou novamente na barbearia e disse ao barbeiro.
Sabe uma coisa?
Os barbeiros não existem.
Como? Se aqui estou eu.
Não...! diz o cliente, não existem, se existissem não haveria pessoas com o pelos e barba tão grandes como a de esse homem.
- Os barbeiros existem, essas pessoas é que não vêem a mim.
Exacto...! disse o cliente. Esse é o ponto.
Deus existe, o que se passa é que as pessoas não vão até Ele, não O procuram por isso há tanta dor e miséria.
E o barbeiro calou-se pensando...
Manda isto em 7 minutos para todos teus amigos!!!
Se é verdade que amas DEUS um milagre vai-te acontecer hoje à noite. Não ignores porque Deus está te observando sempre. E se acreditas Nele então envia a todas as pessoas para que comecem a crer em Deus desde agora, por favor.
--------------------------------------------------------------------------------------


Existem 3 assuntos sobre os quais não adianta tentar convencer os outros porque nunca vamos conseguir mudar suas crenças: futebol, política e religião.
Eu já disse em mensagem anterior que seria incapaz de debochar ou ridicularizar alguém por seu time de futebol, sua convicção política ou sua crença religiosa, mas de forma séria e usando argumentos eu debato sobre qualquer assunto, inclusive sobre futebol, política e religião.


Filosofar sobre a existência ou não de Deus não é simplesmente acreditar ou não em sua existência. A muitas pessoas foi outorgado o dom da fé. Isso é ótimo para elas, porque não ficam em dúvida e procurando a verdade. Elas já encontraram a verdade. Mas elas encontraram a sua verdade, porque a fé é acreditar sem provas, sem experimentos e comprovações. Acreditar absolutamente e não aceitar qualquer hipótese ou argumento que venha a contrariar sua crença.
A fé tanto pode ser na existência de Deus quanto na sua não existência. Ambos os grupo têm certeza absoluta de que estão certos e que todos os que pensam de forma diferente estão errados. Certamente um dos dois grupos estará errado, ou talvez ambos os grupos estejam errados, porque não existem somente essas duas hipóteses.
Estas são as hipóteses já levantadas e que podemos organizar sob os rótulos de 1) Teísmo; 2) Politeísmo; 3) Deísmo; 4) Panteísmo; 5) Agnósticismo e 6) Ateísmo. 

1)  Teísta seria aquele que acredita em um Deus criador de tudo, amoroso, atento a nossas vidas e que no final dos tempos irá julgar cada pessoa, dando-lhe o destino merecido para toda a eternidade. São 3 as maiores religiões monoteístas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, todos derivados da pessoa de Abrahão e compartilhando o Antigo Testamento. 
2)  Politeísta é o que acredita não apenas em um, mas em vários deuses, como na antiguidade da Grécia, Roma, Egito, Escandinávia, etc. Atualmente quase que somente o Hinduísmo é uma religião politeísta atual. 
3)  Deísta seria a crença em que uma divindade criou o universo e criou suas leis, mas daí para a frente não mais tomou conhecimento ou interferiu no mundo físico, ignorando completamente a raça humana e deixando as coisas seguirem seu caminho de acordo com as leis que estabeleceu. 
4)  Panteísta é aquele não reconhece a existência de uma personalidade ou consciência que teria criado o universo. Não acredita em um Deus sobrenatural. Tem, isso sim, uma enorme admiração por tudo que existe, mas usa a palavra Deus como sinônimo não sobrenatural para a natureza, ou para o universo, ou para a ordem que governa seu funcionamento. 
5)  Agnóstico é aquele que acredita ser impossível algum dia chegar a uma conclusão sobre o assunto e que não existe probabilidade maior ou menor em relação à veracidade das várias correntes. 
6)  Ateu, por último, é aquele que nega a existência de Deus, seja como uma entidade ou como o conjunto das leis e fenômenos naturais. Reconhece a existência destas leis e destes fenômenos, mas nega peremptoriamente que tenham sido criadas por uma força inteligente. Que eu saiba, as únicas religiões que aceitam o ateísmo (ou melhor, não-teístas) são o Budismo, Taoísmo e Confucionismo. 

Eu disse que não acredito em nenhuma das hipóteses, mas é claro que isto significa apenas que não tenho fé em nenhuma delas, mas certamente alguma delas deve ser verdadeira. Eu admito uma propenção a ser Deísta, mas admito da mesma forma o Ateísmo. Quanto ao Panteísmo, creio ser apenas uma forma romântica e bucólica de encarar a natureza, emocionando-se com as leis e os fenômenos, mas sendo na verdade um ateísmo. Já o Agnosticismo, durante muitos anos eu me declarei agnóstico, mas abandonei esse rótulo quando percebi que isso é apenas ficar em cima do muro e não se comprometer. Não acho que todas as hipóteses tenham a mesma probabilidade de serem corretas. Por isso, fico entre o Deísmo e o Ateísmo (este último sem a convicção absoluta da inexistência de Deus e nesse sentido tão fanática quanto o Teísmo). Já para o Teísmo e o Politeísmo considero ínfimas as suas probabilidades. 
Nunca poderão conviver a fé e a ciência. Elas são antagônicas. A fé é acreditar e ter certeza de alguma coisa sem provas. Acreditar apenas porque acredita. Já a ciência formula apenas teorias baseadas em observações e procura confirmar ou descartar essa teoria pela prática experimental. A ciência está sempre buscando aumentar ou modificar o conhecimento, refutando uma teoria quando ela se mostra falha. Se um dogma da igreja vier algum dia a ser confirmado por experiências, deixará de ser um dogma da religião e passará a ser uma teoria científica que estará sujeita a ser confirmada ou rejeitada por futuras experiências e conhecimentos. 
Foi por isso que eu qualifiquei o ateísmo convicto de tão fanático quanto o teísmo. 

Para firmar conceitos, precisamos esclarecer dois pontos: 
1)  É possível admitir a hipótese de o universo existir sem ter sido em algum momento criado? 
2) Se Deus criou o universo então Deus sempre existiu, mas isto é tão difícil de assimilar como dizer que o universo sempre existiu? 

Atualmente encontra-se amplamente vitoriosa a teoria de que ocorreu o Big-Bang há cerca de 13,7 bilhões de anos. Antes do Big-bang, não existia o complexo espaço-tempo e por isso é (atualmente) vitoriosa a teoria de que o universo passou a existir no momento em que ocorreu o Big-bang. Ele foi criado pelo Big-Bang e não sabemos o que teria causado esse fenômeno. 
Desta forma, não existia tempo antes do Big-Bang, assim como não existia espaço e não se pode dizer que algo sempre existiu, seja esse algo o universo ou Deus. O que iniciou o Big-Bang foi um fenômeno não explicável ainda pela física, porque antes do Big-Bang não existia nada de físico, seja espaço, tempo, matéria ou energia e esse fenômeno não poderia ser físico tal como conhecemos a física. 
Pode-se chamar apenas metaforicamente esse fenômeno não físico de Deus. 


--------------------------------------------------------------------------------------



Essa história do barbeiro é muito bonita, mas acho que o argumento usado pelo freguês não invalida o raciocínio do barbeiro.
Deus permite as doenças, misérias, fome e tudo mais que é mal porque as pessoas não o procuram, disse o freguês. Daí se depreende que a culpa não é de Deus, mas das pessoas que não o procuram.
O que pensar então das crianças que nascem cegas, com síndrome de Down, defeituosas e até deformadas como as vítimas da talidomida que nasceram até sem ambos os braços e ambas as pernas?
Elas nasceram assim porque não procuraram Deus enquanto estavam se formando no útero materno ou Deus queria castigar seus pais e para isso condenou o inocente a ter uma vida completamente miserável?
Se Deus só permite que exista miséria, doenças, ferimentos e desgraças porque as pessoas não o procuram, então em uma catástrofe só os ateus e os infiéis deveriam morrer e os crentes e fiéis deveriam se salvar todos.
Quando isso acontece e alguém se salva declara que foi "graças a Deus", mas e quanto àqueles que não escaparam? Será que eram todos ateus ou infiéis?
Todas as doenças só acontecem porque os doentes não procuraram Deus?
Nós sabemos que no mundo real a ocorrência de todas as desgraças independe completamente de a vítima ter ou não procurado Deus. Isso derruba o argumento do freguês.
Além disso, o barbeiro corta o cabelo dos que o procuram, mas não foi ele quem determinou que o cabelo crescesse e ele não tem poder para ordenar que os cabelos não cresçam mais. Deus, por definição, é todo poderoso e criou tudo o que existe. Foi ele quem criou e ele poderia mediante um mero ato de vontade acabar com os vírus e bactérias de todas as doenças, da poliomielite à varíola, da AIDS à gripe suína.
Porque ele não faz isso?
Mas vamos admitir que tudo isso fosse verdade. A miséria, a doença, os acidentes, os crimes, a pedofilia só acontecem porque as vítimas não procuraram Deus. Basta que o procurem que todo o mal vai cessar. Isso parece discurso do bispo Edir Macedo. Dê seu dinheiro para a igreja que sua vida vai mudar e todos os seus problemas vão se resolver.
Eu não posso aceitar essa figura antropomórfica de Deus.
É prosopopéia atribuir qualidades e defeitos humanos a objetos inanimados, animais, ou seres diferentes do homem.
Se você reconhecer o valor e a importância de Deus, cultuá-lo e rezar 5 vezes ao dia prostado no chão e voltado em direção a Meca, você será protegido por ele, mas se não se curvar ante ele, Deus irá deixá-lo à sua própria sorte. O mesmo modo de agir teria o Deus do cristianismo com os cultos, missas, procissões, homenagens e adoração.
Já com Jeová a situação é mais séria. Quem leu a Bíblia dificilmente terá encontrado um ser mais desprezível que Jeová: ciumento e orgulhoso; controlador, mesquinho, injusto e intransigente; genocida étnico, vingativo, sedento de sangue e apreciador do cheiro de carne queimada (os sacrifícios queimando ovelhas como o que despertou o ciúme de Caim contra Abel); perseguidor misógeno, homofóbico, racista, infanticida e pestilento (como nas sete pragas do Egito), megalomaníaco, sadomasoquista e malévolo. Chegou a ordenar a Abrahão que aos 100 anos matasse em sacrifício o único filho que tinha com sua esposa e só interrompeu quando se convenceu de que realmente Abrahão estava prestes a cumprir sua ordem. Isso só para testar se seria obedecido.
Isso demonstra vaidade, narcisismo, vontade de ver todos lhe rendendo homenagens como o ditador da Coréia do Norte ou qualquer político do coronelismo nordestino. Aos pedidos dos correligionários ele atende e resolve seus problemas, mas os que não são seus correligionários que se danem.
Imagine, junto com John Lennon, um mundo sem religião. Imagine o mundo sem ataques suicidas, sem o 11/09 de Nova York, sem o 07/07 londrino, sem as Cruzadas, sem caça às bruxas, sem a Conspiração da Pólvora, sem a partição da Índia com o Paquistão muçulmano, sem as guerras entre israelenses e palestinos, sem massacres sérvios/croatas/muçulmanos, sem a perseguição de judeus como "assassinos de Cristo", sem o IRA da Irlanda do Norte, sem assassinatos em nome da honra", sem evangélicos televisivos de terno brilhante e cabelo cheio de brilhantina tirando dinheiro dos ingênuos ("Deus quer que você doe até doer"). Imagine o mundo sem o Talibã para explodir estátuas antigas, sem decapitações públicas de blasfemos e fogueira para hereges e bruxas, sem o açoite da pele feminina pelo crime de ter se mostrado em um centímetro. Aliás, a magnífica canção de John Lennon às vezes é executada nos Estados Unidos com a frase "and no religion too" expurgada.
Uma versão chegou à afronta de trocá-la por "and one religion too':
Não estou com isso dizendo que não existe Deus!
Acho até muito improvável que o universo tenha se originado no Big-Bang sem motivo algum, sem qualquer causa, até porque o complexo espaço-tempo só existe em função da existência da matéria. Como poderia acontecer que em lugar nenhum (porque não existia espaço), em nenhum momento (porque não existia tempo) e por motivo nenhum (porque não existia matéria ou energia) ocorrer uma tão inconcebível explosão que criasse cem bilhões de galáxias, cada uma contendo cem bilhões de estrelas, sem contar que a matéria visível é ínfima quando comparada aos buracos negros e à matéria escura? Isso sem se pensar em que se existe matéria, deve existir teoricamente a antimatéria em
igual quantidade.
Sabemos por Einstein que E=mc2. A energia é igual à matéria multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz (300.000 km/s). Imagine a quantidade de energia necessária para criar toda matéria que existe no Universo!
Se não existia matéria, não existia energia, não existia espaço e não existia tempo. Se não existia nada físico, então qual o motivo que criou toda essa matéria, toda essa energia, o espaço e o tempo? Só pode ter sido um motivo não-físico. É a esse motivo não-físico que eu chamo de Deus!
Mas Deus, seja ele como for, não tem nada a ver com a figura que é ensinada por todas as religiões. Estas quase que só servem para motivar a violência, a guerra, o terror e o genocídio. Foi em nome desse Deus que sempre ocorreram e continuam a ocorrer as maiores desgraças. Nós consideramos repulsiva a atitude de muçulmanos fanáticos que praticam a jihad como homens-bomba.
Suicidam-se para poder matar mais infiéis e a sua recompensa virá sob a forma de 72 virgens que o esperam no céu. Se ele morreu explodindo com cargas enormes de dinamite ou C4, o que vai fazer com as virgens se o seu pênis está destroçado? E mesmo que tenha um pênis astral, o que fazer com as 72 depois que elas deixarem de ser virgens?


Ninguém aguenta! 


Então, em que Deus acreditar?
Se for em um Deus bondoso que nos ama muito, que acompanha cada momento de nossas vidas e fica triste com os nossos pecados e feliz com as nossas virtudes, que faz questão de ser reconhecido e adorado, que quer procissões, sacrifícios, romarias, jejum no Ramadã, que tem uma corte de sacerdotes, pastores, rabinos, arcanjos, anjos e que no final dos tempos vai nos julgar e premiar ou castigar pela vida que tivemos, então eu não acredito em Deus.
Já se for uma entidade não-física existente independente da matéria e que essa entidade deu causa há 13,7 bilhões de anos ao Big-bang criando a matéria, a energia, o espaço e o tempo, criando o universo de tal forma e com tais leis físicas que trariam como consequência a formação de galáxias, nebulosas, estrelas, pulsares, estrelas de nêutrons e buracos negros. Que cada átomo diferente de hidrogênio de nossos corpos se formaria dentro de estrelas super gigantes que explodiriam em supernovas e esses átomos de hélio, carbono, nitrogênio, ferro e demais elementos, acabariam se juntando e formando planetas como o nosso, que a princípio tinham atmosfera formada por amônia e metano, mas que esse era o ambiente ideal para o surgimento da vida sob a ação de descargas elétricas. Que essa vida formaria algas que absorveriam esses gases, fixando o carbono e liberando o nitrogênio e o oxigênio e iniciando a evolução das espécies pela sobrevivência do mais apto conforme a lei de Darwin. Que esse Deus não acompanha e vigia as nossas vidas, não atende a preces, pedidos e orações e não causa milagres, então esse Deus eu creio ser possível.



http://www.youtube.com/watch?v=07L2sASwQIg


Nós temos que ter a humildade para nos conscientizarmos que, se realmente existe, Deus é uma entidade tão inacreditavelmente superior a nós que não existe a menor possibilidade de podermos entender o que é Deus, qual a sua natureza e quais os seus desígnios.
É muito mais do que querer que uma ameba ou um protozoário entenda a Teoria da Relatividade de Einstein.
Temos que reconhecer Deus como algo tão inconcebivelmente inteligente, tão imensamente poderoso e tão inacreditavelmente diferente de tudo o que a nossa mente finita pode imaginar que é pura perda de tempo e motivo para antagonismo, massacres e exploração aceitar e tentar difundir ou impor dogmas, as afirmações básicas e inegáveis de qualquer religião, sejam elas o céu, o inferno, o pecado, o diabo, a reencarnação ou qualquer outra.
Cada um deve viver de acordo com seus princípios de honradez, honestidade, caridade, tolerância e tudo mais que lhe tenha sido transmitido através das gerações como valores positivos apenas porque você acha que isso é a maneira certa de se comportar e não porque tem medo de Deus, do castigo, do Karma ou do inferno.


Um abraço,


       Alzir Fraga
alzirfraga@gmail.com


POR QUE ESTAS CRIANÇAS NÃO PROCURARAM DEUS?




13 comentários:

  1. Prezado Alzir...
    Excluindo você, muitas pessoas, imaginam que tenho falado de nosso Deus vivo, pois Ele nos deu o livre arbítrio e em país onde a cultura de deuses falsos, e que cultuam idolatrias, como cantores e jogadores de futebol, tendo eles como deuses, as consequências sempre será mostrada de uma forma marcante...
    Obrigado pela sua visita ao meu blog...
    Um grande abraço a você...

    ResponderExcluir
  2. muito lindo o que vc disse .. na história Será que Deus existe.... falta as pessoas irem até ele isso... porisso tanta discórdia... eu acredito e confio no Deus que me ilumina a cada dia....um grande abraço Alzir

    ResponderExcluir
  3. Copiei aqui, pois é o que me persegue sem parar.

    "Então, em que Deus acreditar?
    Se for em um Deus bondoso que nos ama muito, que acompanha cada momento de nossas vidas e fica triste com os nossos pecados e feliz com as nossas virtudes, que faz questão de ser reconhecido e adorado, que quer procissões, sacrifícios, romarias, jejum no Ramadã, que tem uma corte de sacerdotes, pastores, rabinos, arcanjos, anjos e que no final dos tempos vai nos julgar e premiar ou castigar pela vida que tivemos, então eu não acredito em Deus.
    Já se for uma entidade não-física existente independente da matéria e que essa entidade deu causa há 13,7 bilhões de anos ao Big-bang criando a matéria, a energia, o espaço e o tempo, criando o universo de tal forma e com tais leis físicas que trariam como consequência a formação de galáxias, nebulosas, estrelas, pulsares, estrelas de nêutrons e buracos negros. Que cada átomo diferente de hidrogênio de nossos corpos se formaria dentro de estrelas super gigantes que explodiriam em supernovas e esses átomos de hélio, carbono, nitrogênio, ferro e demais elementos, acabariam se juntando e formando planetas como o nosso, que a princípio tinham atmosfera formada por amônia e metano, mas que esse era o ambiente ideal para o surgimento da vida sob a ação de descargas elétricas. Que essa vida formaria algas que absorveriam esses gases, fixando o carbono e liberando o nitrogênio e o oxigênio e iniciando a evolução das espécies pela sobrevivência do mais apto conforme a lei de Darwin. Que esse Deus não acompanha e vigia as nossas vidas, não atende a preces, pedidos e orações e não causa milagres, então nesse Deus eu creio ser possível."

    ResponderExcluir
  4. Li todo seu texto.
    Concordo bem com a sua definição de agnóstico. Aliás, por muito tempo me compreendi como tal. Contudo, passei ao ateísmo ao me debruçar um pouco mais sobre a questão do ônus da prova. Não tenho nenhuma preconcepção sobre Deus. Apenas não vejo razão ou provas que lhe façam demonstrar a existência. E não há como se fazer prova negativa. Não há como se provar que unicórnios não existem. É por tal razão que para que se acredite em algo é preciso que aquele que afirma consiga prová-lo de alguma forma. Outrossim, verifica-se que a comprovação - via de regra - de Deus se dá através de argumentos lógicos. Contudo, sabe-se também que a lógica é uma das muitas ferramentas existentes para se atestar a veracidade de uma proposição. Não obstante, fora da lógica - que comporta equívocos - não vejo outros fatos e fundamentos que corroborem a existência de uma divindade da forma como é narrada pelas religiões.

    ResponderExcluir
  5. sabe de uma coisa eu creio em DEUS,estudei a bíblia por 8anos mais não sou religioso de denominação alguma nem quero, dizer que deus ñ eziste e uma uma opinião pessoal e ñ vai mudar nada mais eu acho que ele e parcial em todos os sentido, ate acho que ele aprende com os humanos pois na bíblia nos livros de gênese á deuteuronomio, ele se mostra um deus vingativo matador escravizador do seu povo e no decorer ele muda vai ficando mais maleavel so que pra min as promesas dele de uma vida futura ñ me emtereçam gostaria de poder falar mais, mais estar acabando o espaço.

    ResponderExcluir
  6. O seu post e ótimo!(amanhã 19/03 vou ler-lo com mais calma e comentar). recentemente escrevei coisas relacionadas gostaria que vc ler-se, e comentasse...Abraço

    ResponderExcluir
  7. Gostei do texto, mas o que eu penso que é importante colocar, junto com a parte de que se Deus existe é algo superior e além da nossa compreensão (e que nem precisa dela), é que ele não se preocuparia com a raça humana como se fosse a coisa mais importante do Universo. Eu não posso deixar de pensar que o ser humano sempre criou qualquer conceito de Deus com o desejo de ser superior e mais importante que todos os outros seres, que todo o resto do(s) mundo(s). Sempre penso que os humanos não poderão viver em harmonia com sua própria espécie e com o resto da natureza sem antes reconhecer que vale tanto quanto qualquer outra coisa existente, que é apenas uma parte do todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você expressou exatamente o meu pensamento.
      Pensei ter esclarecido isso no trecho: "Que esse Deus não acompanha e vigia as nossas vidas, não atende a preces, pedidos e orações e não causa milagres, então esse Deus eu creio ser possível". Essa causa do Big Bang que criou o universo com suas leis não pode ser antropomórfica, não podemos atribuir-lhe sentimentos, qualidades e defeitos humanos, como amor, inveja, vaidade ou interesse no que acontece com os humanos, os cavalos, os leões ou os peixes. Sei que alguma coisa causou o Big Bang e posso metaforicamente chamar essa coisa de "Deus", mas não aceito a figura que nos é apresentada por qualquer uma das religiões existentes. Há uma enorme diferença entre Deísmo e Teísmo. No Deísmo pode ter havido alguma causa inteligente na criação e somente isso, mas nunca essa figura paternalista, bondosa e amorosa do Teísmo.

      Excluir
  8. Preciso da sua autorização para transcrever minha opinião sobre esse assunto no meu blog, gostaria que também comentasse..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa pedir minha autorização. Acho que aqui nos encontramos em um espaço destinado À troca e compartilhamento de ideias. Esteja à vontade para transcrever tanto o post quanto sua opinião como desejar, seja ela favorável ou contrária ao meu pensamento.

      Excluir
  9. estou com 74 anos ja vi muita coisa, participei de muitas coisas fui missionaria não seguindo religiões mais meu desejo de conhecer, ajudar entender o sofrimento e as misérias.me envolvi com grupos no campo cidade religiosos ateus,ricos pobres durante 60 anos,isso me faz duvidar do certo e do errado,certo para quem? errado para quem?pouco pra quem?piqueno o que é pequeno?para o cistema?para Deus?
    me cinto uma criança que nada sabe,onde as opiniões de voces tem pra mim grande importancia o que falam as pessoas o que pensam o que acreditam até aqui a unica coisa que descobri que a miseria esta sempre atrelado a ignorancia.

    ResponderExcluir
  10. Esse ser abominável chamado deus não pode ter criado algo tão maravilhoso como tudo que a natureza exibe. Claro que algo já existia antes do big-bang,mas certamente o responsável não é esse selvagem genocida da bíblia onde aliás,desfilam mais mentiras e atentados contra o pudor e os códigos de moral e leis.Assassinos cruéis,transmutados de heróis cujas formas de
    eliminar crianças,gravidas,gente inocente,são de deixar o próprio satanás com inveja.Isso se ele existisse,porque se deus existe,quem precisa do demônio??

    ResponderExcluir