quarta-feira, 28 de agosto de 2013

"Dez vezes três horas esperaria,
não fora para tão grande amor tão curto o dia"


Ontem a minha mulher me pediu para lembrá-la tinha que ir trocar os quatro pneus do carro dela e eu sei que ela está sempre cheia de coisas para fazer. Como eu estava folgado, propus levá-la à cidade e eu levar o carro para a loja. Quando o carro estivesse pronto, eu telefonaria para saber se ela já tinha acabado e podia subir comigo.
O caso é que levou mais tempo do que nós tínhamos pensado. Havia outros carros para ser atendidos e só depois de mais ou menos uma hora é que os pneus estavam trocados. Aí ele perguntou se queria fazer balanceamento e alinhamento. É claro que eu aceitei e lá fiquei eu mais uma vez lendo jornais atuais e revistas velhas sentado em um banco.
Só depois de algum tempo é que me lembrei que tinha esquecido o celular dentro do carro. Fui ver e ela já tinha ligado três vezes para mim. Liguei e ela estava preocupada porque já tinham se passado duas horas. Eu levantei e fui perguntar se ainda demoraria muito. Tomando conhecimento de que levaria ainda mais uma hora, mandei que ela pegasse um taxi e fosse para casa.
Passou-se mais uma hora e vinte minutos, totalizando três horas e vinte minutos de chá de cadeira. Avisei que estava subindo e, quando cheguei em casa, a Eunice manifestou sua indignação com o fato de me deixarem quase três horas e meia sentado em um banco sem nada para fazer. Admirou-se muito com o fato de eu ter mantido a calma e não ter me revoltado com a demora.
Na verdade, isso não me pareceu muito sacrifício. Pelo menos não foi nada que eu não pudesse aceitar como natural e aceitável, porque foi desagradável sim, mas durante todo esse tempo o que tinha me mantido calmo e até feliz era saber que eu estava poupando a mulher amada desse aborrecimento e contribuindo para para que ela tivesse um pouco de tranquilidade no meio de tantas ocupações que tem uma dona de casa. 
Esperei três horas e meia, mas,  parodiando Luiz de Camões no soneto mais lindo que conheço na língua portuguesa:

"Dez vezes três horas esperaria, 
não fora para tão grande amor tão curto o dia"

Para quem não conhece, este é o soneto ao qual me refiro:

------------------------------------------

Luís de Camões (1524- 1580)                                                                      
                                                                                                 
Sete anos de pastor Jacó servia                                                                  
Labão, pai de Raquel, serrana bela;                                                                  
mas não servia ao pai, servia a ela,                                                                   
que a ela só por prêmio pretendia.                                                               
                                                                                                 
Os dias, na esperança de um só dia,                                                              
passava, contentando-se com vê-la;                                                               
porém o pai, usando de cautela,                                                                  
em lugar de Raquel lhe dava a Lia.                                                               
                                                                                                 
Vendo o triste pastor que com enganos
lhe fora assim negada a sua pastora,
como se a não tivera merecida,

começou a servir outros sete anos,
dizendo: Mais servira, se não fora
para tão grande amor, tão curta a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário