quinta-feira, 29 de março de 2012

ESTA FRASE DE EINSTEIN TEM UMA PROFUNDIDADE QUE POUCAS PESSOAS CONSEGUEM ENTENDER


Esta frase de Einstein tem uma profundidade que poucas pessoas conseguem entender.

Só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse milagre.(Albert Einstein)

Temos que começar pelo que conhecemos de Einstein. Ele não era ateu e não era teísta, ele era deísta.
Ele se maravilhava com toda a beleza do universo e enxergava por trás de toda essa beleza uma inteligência inimaginável para nós.
Ele não acreditava na interferência de Deus revogando ou contrariando as leis físicas que ele criou para atender a interesses pessoais ou por qualquer outro motivo. Por isso, ele não acreditava em milagres quando se considera milagre a interferência divina para modificar sua obra. Com isso, ele confirma a primeira hipótese.
Mas ele encarava a natureza de uma forma extasiante. Esse êxtase seria um estado de arrebatamento causado por um prazer muito forte ou por uma grande admiração. Ele ficava maravilhado com a formação de uma estrela a partir da atração gravitacional entre os átomos de hidrogênio, com a fusão nuclear no seio dessa estrela formando outros elementos, como o hélio, o carbono, o cálcio, até o ferro e depois com a explosão da estrela na forma de uma supernova espalhando esses átomos pelo espaço, pela atração desses átomos para formarem um planeta, pelo aparecimento da vida no planeta que se formou, pela evolução da vida para seres cada vez mais complexos e adaptados ao meio ambiente, pelo surgimento da inteligência, pela formação de uma nova vida no útero materno, pelo desabrochar de uma flor, pela beleza do por do sol em uma praia deserta. Considerava cada uma e todas essas coisas como milagres acontecidos de acordo com as leis físicas. Achava que tudo é um milagre.
Com isso, confirma-se também a segunda hipótese.
É por este motivo que eu interpreto a profundidade da frase de Einstein como uma afirmação de que não existem milagres onde as leis da natureza são contrariadas e tudo o que acontece de acordo com as leis da natureza é um milagre. Essa é a minha interpretação.
Não existem duas opções. Existe apenas uma, que é a fusão das duas.

6 comentários:

  1. adorei ler o que pensa... é profundo, denso e largo.... lindo, simples assim !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claudia Marques
      Grato pelas palavras gentis.

      Excluir
    2. encontrei vc novamente em plena quarentena em 25 de marçode 2020... então ia comentar e li que ja tinha feito isso... hoje com qse 50 anos creio que ha ainda mais verdade no que leio. Um abraço gigante. Obrigada.

      Excluir